Cadastre-se no Vale Mais Saúde™
Enxaqueca
VOLTAR

ASMA


O que é asma?

A asma (também conhecida como “bronquite asmática” ou como “bronquite alérgica”) é uma doença que acomete os pulmões, acompanhada de uma inflamação crônica dos brônquios (tubos que levam o ar para dentro dos pulmões) 1.

Caracterizada como uma doença heterogênea, que pode acometer todas as faixas etárias, a asma é usualmente identificada como uma doença crônica não transmissível inflamatória das vias aéreas ou brônquios, definida pela história clínica e sintomas respiratórios 3 .

Quais são os especialistas em atender pacientes com asma?

Alergistas ou Alergologistas.

Asma tem cura?

A asma não tem cura, mas com o tratamento adequado os sintomas podem melhorar e até mesmo desaparecer ao longo do tempo. Por isso, é fundamental fazer acompanhamento médico correto e constante. A maioria das pessoas com asma pode levar uma vida absolutamente normal 2.

Sintomas

A asma tem sintomas bem característicos, mas alguns deles podem ser confundidos com os de outras doenças. Os sintomas da asma são:

  • Tosse seca;
  • Chiado no peito;
  • Dificuldade para respirar;
  • Respiração rápida e curta;
  • Desconforto torácico;
  • Ansiedade.

Quando procurar um médico?

Para um diagnóstico adequado ou seguro, o ideal é procurar um profissional de saúde assim que sentir qualquer desconforto relacionado aos sintomas acima.

Relate sempre com detalhes as sensações, pois esse cuidado em relatar os detalhes pode determinar o diagnóstico com maior precisão.

A asma tem degraus de gravidade, classificações que colaboram para a realização do melhor tratamento: Intermitente, Persistente leve, Persistente moderada e Persistente grave.

Principais causas

Vários fatores ambientais e genéticos podem gerar ou agravar a asma.

Fatores genéticos – característicos da própria pessoa, destacam-se o histórico familiar de asma ou rinite e/ou obesidade.

Tabagismo – a fumaça é um potente irritante das vias aéreas e deixa pequenas cicatrizes por onde passa. A fumaça é responsável por muitas dessas inflamações.

Entre os aspectos ambientais estão a exposição à poeira e barata, aos ácaros e fungos, às variações climáticas e infecções virais (especialmente o vírus sincicial respiratório e rinovírus), principais agentes causadores de pneumonia e resfriado, respectivamente 5 .

A quem acomete

A asma acomete pessoas de todas as faixas etárias, principalmente crianças e idosos, de todas as regiões geográficas, homens e mulheres.

Dados mais recentes

Em 2021, o SUS registrou 1,3 milhão de atendimentos a pacientes com asma na Atenção Primária à Saúde. A asma é um dos problemas de saúde respiratória mais recorrentes no Brasil. Estima-se que 23,2% da população viva com a doença3.

Lembrete: descarte responsável de resíduos medicamentosos 4

A prática de jogar medicamentos em desuso no lixo ou na descarga de casa pode gerar danos aos solos e aos mares. Uma vez descartado no lixo comum, o medicamento pode soltar substâncias químicas nocivas aos solos, afetando também os animais ou qualquer pessoa que entre em contato com o local afetado.

A melhor forma de descartar os remédios é através de pontos de coleta. Você pode fazer o descarte correto levando-os a farmácias e postos públicos, que esses resíduos e fazem o descarte adequado.

FONTES:

1 SOCIEDADE BRASILEIRA DE PNEUMOOGIA E TISIOLOGIA
https://sbpt.org.br/portal/espaco-saude-respiratoria-asma/ - Acesso 01/12/2023

2 https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a- z/a/asma#:~:text=A%20asma%20n%C3%A3o%20tem%20cura,levar%20uma%20vida%20absol utamente%20normal. – Acesso em 04/12/2022

3 MINISTÉRIO DA SAÚDE – LAISA QUEIROZ
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/maio/em-2021-sus-registrou-1-3- milhao-de-atendimentos-a-pacientes-com-asma-na-atencao-primaria-a-saude- 1#:~:text=SA%C3%9ADE%20RESPIRAT%C3%93RIA- ,Em%202021%2C%20SUS%20registrou%201%2C3%20milh%C3%A3o%20de%20atendimentos %20a,na%20Aten%C3%A7%C3%A3o%20Prim%C3%A1ria%20%C3%A0%20Sa%C3%BAde&text= A%20asma%20%C3%A9%20um%20dos,entre%20as%20regi%C3%B5es%20do%20Pa%C3%ADs. - Acesso em 04/12/2023

4 SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO DO MEIO AMBIENTE – SUDEMA
https://sudema.pb.gov.br/noticias/descarte-incorreto-de-medicamentos-contamina-solo-e-traz-riscos-a-saude#:~:text=A%20pr%C3%A1tica%20de%20jogar%20medicamentos,contato%20com%20o% 20local%20afetado. - Acesso em 04/12/2023

5 MINISTÉRIO DA SAÚDE – BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE
https://bvsms.saude.gov.br/21-06-dia-nacional-de-controle-da-asma-asma-fatores-ambientais-e-geneticos-podem-causar-a-doenca/#:~:text=A%20fuma%C3%A7a%20%C3%A9%20respons%C3%A1vel%20por,pneumonia%20e%20resfriado%2C%20respectivamente). - Acesso em 04/12/2023


Antibióticos são substâncias capazes de eliminar ou impedir a multiplicação de bactérias, por isso são usados no tratamento de infecções bacterianas. Sua descoberta revolucionou a história da medicina, pois anteriormente muitas pessoas morriam em decorrência de diversos tipos de infecções. Atualmente, porém, o uso indiscriminado de antibióticos vem fazendo com que as bactérias se tornem resistentes aos tratamentos, gerando um grave problema no mundo todo.1


Eles atacam somente as bactérias, sem causar danos às demais células do organismo. Sua função consiste em interromper ou acabar com a multiplicação de bactérias no corpo.2


Esse tipo de medicamento pode ser dividido em:3

  • Bactericidas: capazes de matar ou causar danos irreversíveis às bactérias;
  • Bacteriostáticos: capazes de interromper a reprodução e crescimento das bactérias sem destruí-las imediatamente.

A penicilina é o bactericida mais usado no mundo e foi o primeiro antibiótico a ser descoberto, em 1928. Devido ao mal uso desse medicamento, em 2010, o governo brasileiro criou leis para limitar o acesso aos antibióticos. A partir disso, sua venda passou a ser autorizada somente mediante receita médica.¹


Além da penicilina, os antibióticos mais comuns usados em tratamentos são:

  • Aminoglicosídeos - utilizado no tratamento de infecções mais graves;2
  • Cefalosporinas - frequentemente prescritas para tratar as seguintes doenças: infecções de pele, partes moles, faringite estreptocócica, infecção urinária e profilaxia de várias cirurgias;4
  • Glicopeptídeos - usadas no tratamento de doenças mais persistentes em pacientes em estado grave, como no tratamento da Pneumonia ou Sífilis;2
  • Polipeptídicos - usados para tratar infecções oculares;2
  • Quinolonas - usadas no tratamento de Infecções Urinárias recorrentes, Gonorreia, Diarreia Bacteriana, entre outras.2

O uso indiscriminado desse tipo de medicamento ocorre quando ele é usado para tratar infecções que não são causadas por bactérias, é tomado em doses incorretas, ou quando o tempo de tratamento não é cumprido.1


Por fim, é indispensável a orientação de um profissional da saúde quanto ao uso correto dos antibióticos. 




Referências: 


1. https://bvsms.saude.gov.br/uso-correto-de-antibioticos/#:~:text=Antibi%C3%B3ticos%20s%C3%A3o%20subst%C3%A2ncias%20capazes%20de,de%20diversos%20tipos%20de%20infec%C3%A7%C3%B5es Último acesso em 18 de julho de 2022.


2. https://www.hipolabor.com.br/blog/hipolabor-explica-como-funcionam-os-antibioticos/ Último acesso em 18 de julho de 2022.


3. https://tnsnano.com/chem/bactericida-vs-bacteriostatico/ Último acesso em 18 de julho de 2022.


4. https://www.sanarsaude.com/blog/amp/cefalosporinas-artigo-farmacia-tudo-que-voce-precisa-saber Último acesso em 18 de julho de 2022.



Saiba porque é importante seguir as orientações médicas quanto ao uso de antibióticos.

Antibióticos são medicamentos usados para tratar infecções causadas por bactérias. Seu mau uso pode levar a uma resistência da bactéria, dificultando o tratamento.



Fique atento. Siga as orientações médicas e dissemine as informações quanto aos riscos do uso indevido de antibióticos. 



Referências: 

  1. Quiróz, Alicia. Appropriate use of antibiotics: an unmet need, 2019. https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1756287219832174 Último acesso em 26 de julho de 2022.
  2. https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/antimicrobial-resistance Último acesso em 26 de julho de 2022
  3. https://www.paho.org/pt/topicos/resistencia-antimicrobiana?page=4 Último acesso em 21 de julho de 2022

Sua Saúde

Aqui você conta com mais informações sobre patologias relacionadas aos medicamentos do Vale Mais Saúde™! Entenda sobre causas, sintomas, tratamentos e muito mais!